quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

DESCULPAS NEM SEMPRE FAZEM CRESCER;


Pedir desculpas por erros e grosserias que fazemos é louvável, o que é atraso de vida são, as desculpas esfarrapadas que damos para justificar as nossas derrotas e nossos fracassos.

Tem sempre um culpado, uma costa larga para carregar tudo o que não conseguimos enfrentar, o que queremos esconder.
É mais fácil para algumas pessoas dizer que é a inveja de fulano que atrapalha sua vida, é o olho gordo que faz as coisas sair errada, é o carma dos antepassados, o espírito perseguidor, a macumba, a bruxaria que causa derrotas e sofrimentos.
Digo que tudo isso é ilusão de pessoas que precisam curar seu interior, são traumas, complexos e rejeições escondidos no subconsciente que fazem os indivíduos agirem assim.

As superstições são manias de perseguição, são medos ocultos que tiram a razão e não deixam a paz residir em nosso ser, é um bloqueio que não permite que a serenidade e o equilíbrio habite em nós.
Uma pessoa que foi rejeitada no útero de sua mãe, que teve sua mente alterada por lembranças amargas e dolorosas trás dentro de si sentimentos negativos de origem totalmente desconhecidos do consciente.

Hoje no presente o individuo pode ser considerado orgulhoso e arrogante, no entanto o orgulho e a arrogância apenas escondem um complexo de inferioridade. A necessidade de querer provar para si mesmo e para o mundo a sua importância.
Existem vários sentimentos presos dentro de nós que nos atormentam como se fossem monstros, daí é que surge aquela impressão de que estamos sendo atormentados pelo demônio, ou espíritos malignos.

Certamente existem coisas sobrenaturais pairando pelos ares, mas, nada pode ultrapassar a força e o poder de Deus, nem a morte, nem o pecado, nem o demônio, nem legiões ou, outra coisa qualquer pode nos separar do amor de Deus por nós que é incondicional. Foi por isto que Jesus veio ao mundo, para curar o homem e a mulher no corpo, na alma e no espírito. (Salvar).

Pessoas supersticiosas são medrosas, vivem fugindo de algo que as perseguem, não confiam nos outros, e precisam sempre ser dirigidas, como se fossem aleijados que precisam de muletas para andar. Qualquer objeto, imagem, livro, perfume, sal, vela, orações, obrigações e a própria fé é visto pelo supersticioso como proteção contra o maligno que pode ser:
Qualquer pessoa de sua família, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, antepassados, pessoas de outra religião, gente que já morreu e daí por diante.

A superstição nos isola, deixa um vazio que nunca se enche e nos faz pecar gravemente achando que todas as pessoas são más e invejosas e querem a nossa ruína, com isso a maior parte do dia estamos de mal humor, com raiva, desejando mal e querendo vingança.

O pior de tudo isso é que pessoas supersticiosas não acreditam em Deus e desrespeitam a sua palavra, pois indiretamente testemunham o poder do demônio como se Deus fosse o fraco.
Jesus se sacrificou para nos libertar de tudo isso, somos imagens de Deus; se nossos projetos não caminham favoravelmente, e as pessoas com as quais estamos nos relacionando não fazem juz as nossas perspectivas, a culpa não pode ser atribuída ao externo que nos rodeia, mas a nós mesmos.

São as escolhas erradas, os atos impensados, a prepotência de acreditar que podemos mudar as pessoas, a vaidade de se achar capazes de chegar ao topo sem começar por baixo e o maldito orgulho que é o responsável pelas nossas múltiplas situações de fracassos.

Deus é poderoso, falta confiar mais; a confiança é como a fé de uma criança pelo seu pai,se ele estender os braços e dizer para a criança pula que o papai te pega, ela pula.Viver bem é confiar em Deus e se soltar, pisar firme sem olhar para trás, ter uma imagem para lembrar da santidade sem fazer dela um talismã, orar para agradecer e pedir a benção para ter mais sabedoria, discernimento e equilíbrio para seguir na vida com alegria, paz e sucesso.

Tudo te é possível, mas, nem tudo convém; os antigos diziam: “Olho por olho, dente por dente”. O novo te diz: ”Amai vossos inimigos, perdoando eles 70 x 7”.
Inteligente é amar, se doar sem se importar se somos amados, ou reconhecidos, porque o que vai prevalecer é o que cada um de nós fez, e não o que fizeram para nós, se abraçamos quem amamos, somos felizes!... Se confiarmos e sempre procurarmos compreender e perdoar, viveremos em paz e alegres.

O que importa é ter uma mente forte capaz de reconhecer seus erros, pedir perdão e recomeçar. É mudar tudo e não persistir em seguir caminhos que não vão dar em nada, é viver no bem esquecendo do mal, é dar importância para quem merece.
Aquilo que damos mais importância é o esteio que segura a nossa casa, o que é mais importante esta presente no nosso pensamento, no coração, na mente, nas nossas conversas e em todos os nossos momentos.

Tem muita gente que dorme com o inimigo, come e bebe com o inimigo, vive preso eternamente com o inimigo, porque não consegue pensar, ou falar sem colocar ele presente, e isto é derrota.

As coisas mudariam 100% pra melhor se nos dividíssemos em duas partes, como se fossemos duas pessoas,Eu e meu pensamento; começaria então o dia e EU, ficaria calado apenas observando o meu pensamento, deixando ele se manifestar livremente, e no mais profundo silencio eu gravaria no papel todos os lugares que ele, meu pensamento percorreu, tudo o que ele sentiu pelos outros, suas acusações, grosserias, antipatias, os desejos bons e os sórdidos, as falsidades, mentiras, calunias, e principalmente eu prestaria muita atenção o que ele falou de mim mesmo, o que ele deseja para mim, como me vê na realidade, quais os medos, anseios, remorsos, quais as fraquezas, os pecados, crimes, qual a imagem que ele guarda da minha pessoa no geral.

Se fizéssemos isto conheceríamos a nós mesmos e poderíamos então nos avaliar para saber se realmente amamos as pessoas desejando-lhes o bem, se somos pessoas amigas, sinceras e caridosas, se estamos de verdade vivendo bem, e tendo paz no coração, se tudo aquilo que falamos para os outros é o que acreditamos, se o que demonstramos ser, somos realmente,e, se a nossa realidade costuma se transformar desenvolvendo um outro Eu, quando ficamos a sós.

Seriamos felizes com certeza se depois de avaliar começássemos a trabalhar na nossa pessoa, corrigindo as nossas falhas, enfraquecendo a personalidade negativa e fortalecendo a positiva até o ponto que ficasse um só Eu, iluminado, com uma luz tão clara, tão transparente que aquela centelha divina existente em nosso ser pudesse ser vista, ouvida, amada e adorada em todas as nossas ações, em cada minuto do nosso dia até a eternidade.

Muitas vezes sem ter a menor noção nós vivemos mal e não conseguimos vitórias porque estamos constantemente brigando conosco, não gostamos de nós, inconscientemente temos vergonha de nossas atitudes, não confiamos, não acreditamos, somos decepcionados com a nossa falta de respeito pelos outros e por nós mesmos, não achamos legal o nosso caráter, o nosso jeito e ficamos como que amarrados, desanimados, sem coragem para viver e lutar por um ideal, caímos em depressão, no abatimento sem saber ao certo o porque.

É que não dá para perceber que estamos divididos, principalmente nos dias de hoje onde nosso cérebro recebe muita informação e nosso pensamento acelerado não consegue mais a serenidade para refletir. Hoje é difícil se dedicar a leitura de um livro com mais de 10 páginas, é raro parar para conversar com Deus por 15 minutos, ir visitar um amigo com o propósito de ouvir o seu desabafo , porque nos dias de hoje tudo é técnica, palavras feitas, parece que sabemos tudo, mas não sabemos de nada.

É interessante observar certos grupos de pessoas reunidas, passam horas discursando, falando em tom grave, com convicção, entusiasmo, causando impressionismo, mas, no final da reunião depois de alguns minutos se, perguntarem sobre o que exatamente estavam falando ninguém se lembra; não sabem o que falaram nem o que ouviram.

De Fátima Trópico fatimatropico@hotmail.com

Nenhum comentário: