sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

"Assédio",Faça parar antes que seja tarde demais.



Assediadores contra a moral:
Assediadores são pessoas extremamente malignas, fazem guerras invisíveis se isolando e silenciosamente, desferem golpes fatais através de: Ficar de cara amarrada, dando respostas irônicas, olhares de condenação, atitudes grosseiras sem que os que vivem ao seu redor saibam exatamente porque estão sendo agredidos, ignorados, descriminados ou humilhados.
No meio de outros ele tenta se destacar, criando um clima desconfortável, criando situações desagradáveis, usando métodos sutis para acabar com a festa sem que ninguém possa atribuir-lhe a culpa, ou seja, não existem provas da sua crueldade doentia.

O assediador pode causar nas nossas vidas doenças físicas, psicológicas e perturbações graves; e muito embora não tenha uma lei o assédio é crime porque vai levando a vítima a um estado desesperador.
A vítima de assédio vai ficando encurralada sem saber ao certo o que fazer, e com isso pode fazer algo desastroso e fatal.
Assédio é uma doença grave que é confundida com gênio forte, intolerância e com liderança.

Os doentes se destacam entre, Esposas e esposos, vejamos o que diz a psiquiatra francesa MARIE-FRANCE HIRIGOYEN: "Prefiro os conflitos, mesmo barulhentos, porque há mais respeito do que quando um tenta se impor sobre o outro. A violência silenciosa, o olhar de censura, a alfinetada sem elevar o tom podem destruir a identidade." O resultado, muitas vezes, é que o companheiro (a) se desvaloriza, se deprime e se culpa. Sua alma se torna escrava daquele relacionamento, como numa lavagem cerebral.

Veja, agora, algumas frases que são ditas no casamento e que, se repetidas com freqüência, denunciam o desejo de dominar, humilhar, denegrir, intimidar:
"Eu digo isso porque te amo."- "Não adianta eu te explicar, você não vai entender mesmo"- "Seu comportamento não me surpreende."- "Com a família que você tem..."- "Você acha que sou um imbecil?"- "Você não vai conseguir."- "Prefiro que você não faça isso sozinha (o)."
Enfim, É tão violento sentir a mente invadida e devastada quanto sofrer um estupro ou levar uma surra.
O assediador é aquele que bate e assopra, de repente demonstra crueldade e ignorância, e de repente é coitadinho, indefeso, nunca teve intenção de magoar, esta sempre com alguma dor, ou mal estar, seu lema preferido é : “ Faço porque amo, quero o melhor para você”.

Cargos de Chefia, de liderança, empresários e coordenadores é também alvo preferido da doença.
O palco onde o assediador age é no lar, na escola, nos grupos e pastorais das igrejas e principalmente nas empresas. Sua arma é o poder de governar, dirigir, educar, ter o controle das coisas para provar pra ele mesmo que é superior as outras pessoas.
Não existe um motivo externo que justifique os atos perversos do assediador, são pessoas que nasceram com instinto da maldade aflorado e nunca fizeram esforço para mudar seu caráter e sua personalidade.

Assediadores usam acontecimentos passados para justificar-se e terem sempre muitas razões para serem maus, por exemplo: Crianças que foram espancadas com violência, que foram humilhadas com apelidos ridículos por serem míope, obesos, de baixa estatura, por urinarem nas calças e na cama, por terem sido reprovados muitas vezes na escola, por serem chamados de covardes, imbecis, bobão, burros, feios, desajeitados, por ser dados a adoção, descriminados e rejeitados, por terem pais viciados, doentes, ou pobre. Estas justificativas estão bem escondidas na mente do assediador que nunca toca no assunto com ninguém e nega tudo quando é abordado.

Tudo isto são apenas justificativas, pois, numa pesquisa realizada, entre 100 pessoas que passaram por estes problemas apenas 10 apresentaram desvios de personalidade.
As outras 90, superaram normalmente e até usaram suas experiências negativas como escada para serem pessoas mais conscientes, caridosas, ótimas educadoras e lideres exemplares, são
movidas pelo amor e jamais imaginaram descontar-nos outros os seus fracassos, derrotas, falta de sorte e oportunidades.

O assediador é pessoa doente que não perdoa e quer vingança, é perseguido por lembranças dolorosas e decepções que causaram nele um complexo de inferioridade por isso ele tenta chamar atenção de qualquer forma, com chantagem emocional, auto-piedade, exigências absurdas, vícios, crises histéricas, intolerância, implicância, perfeccionismo e opressão. O assediador tenta provar que é superior, inteligente, esperto, sabe tudo e quando alguém se iguala a ele, ou, ultrapassa-o, começa então uma perseguição através de gritos, criticas, desaforos, humilhações e uma ira incontrolável.

É perigosa a presença do assediador em cargos de chefia, ou, qualquer outra atividade que lhe dê poder de decidir, governar, liderar vidas e pessoas. Ele particularmente não respeita ninguém e vê as pessoas como meros objetos, não tem nenhuma noção ou consciência do valor alheio, tem sim uma gana maquiavélica de poder, de sucesso e fará qualquer coisa para conseguir seu objetivo. A inveja, orgulho, falsa humildade e radicalismo são sentimentos que se desenvolvem no coração do assediador e que fortalece sua crueldade.

O assediador confunde, irrita, magoa, humilha e deixa a vítima perdida, sem ação, sentindo-se incapaz, culpada por algo que ela não sabe o que é.
As vítimas do asssediador contra a moral desenvolvem doenças como: Gastrite, alergias, tristeza profunda, distúrbios nervosos, perturbações que podem levá-lo a depressão, suicídio e homicídio.

O assediador quando é contrariado vira uma fera ferida, sua crueldade atinge o mais alto grau possível. Ele é na verdade uma pessoa perseguida por uma trilha de derrotas e um vazio que nunca se enche por isso esta sempre buscando algo.
As coisas simples e profundas como a família, amigos, a sua realidade do dia a dia, sua casa, sua profissão, suas coisinhas não tem nenhum valor, seus olhos estão sempre pregado no futuro, ou no passado, o presente é uma cruz. Ele é infeliz, pois a felicidade não existe no hoje, mas, esta no futuro.

O assediador tem poucos momentos de equilíbrio e de paz, qualquer palavra, atitude, olhar de outros que não lhe agrade, ou lhe ofenda é um bom motivo para desencadear uma crise e causar transtornos, aborrecimentos para todos. Por causa do complexo de inferioridade ele reage assim com agressão, para esconder o que tem dentro dele.
Ele tenta mostrar a todo o momento que é pessoa honesta, verdadeira, que não tolera erro e que sua integridade esta acima de qualquer suspeita. Esta é na verdade uma armadura que ele usa para esconder sua personalidade comprometida.
Os grandes criminosos e maníacos são assediadores menos perigosos do que aqueles que se escondem nos lares, nas escolas, nas empresas e nas religiões.

Mães, Pais, esposas, maridos, professores, diretores, babas, pastores,gerentes, empresários, chefes , lideres e etc. podem ser matadores disfarçados e invisíveis.
-Precisamos reconhecê-lo e para isto basta prestar atenção nas características a seguir:Assediador,
-Tem poucos amigos, e os que ele tem estão sempre em conflito com suas idéias.
-Quando todos são contra ele é a favor, - gosta sempre de dar a palavra final, - ele não tem direção certa e se contradiz principalmente em fé e religião, uma hora é radical, tradicional aparenta respeitar o sagrado, outra hora é descrente e duvida de tudo,debochado e inconseqüente,mas, de repente assume uma postura de gente séria, competente, responsável e carinhosa, ele age assim porque na verdade não crê em nada e tem fé em si mesmo. -Como

faz tudo para conseguir o que quer segue todos os caminhos que possam lhe trazer algum benefício, e desde que sua superioridade ilusória apareça ou, cresça fica satisfeito.
Enfim o que se pode fazer para evitar cair na armadilha do assediador?.

1- É ter clara consciência que o assediador é pessoa doente fraca e não tem nenhum motivo para te perseguir ele o faz por maldade, ou, porque alguém o esta usando para se livrar de você. Alguns empresários sem escrúpulos usam gerentes assediadores para se livrar de funcionários que tem muitos anos na empresa, para não ter que pagar seus direitos.
2- Combater duramente não cedendo suas exigências absurdas e procurar nunca fazer a sua vontade.
3- Ter equilíbrio suficiente para deixar ele se bater sozinho na hora da crise. Ignorar totalmente a sua presença e ação.
4- Deixar claro que você tem muita pena dele e que você sabe que todas as atitudes que ele toma é devido ao fato de ele não assumir os fracassos e derrotas e querer ser o que não é.
5-Deixar claro que você sabe que ele tem uma má índole, um caráter duvidoso e que não inspira confiança.
6-Sempre que possível você deve fixar seus olhos nos olhos dele e ficar algum tempo observando. Ele é covarde e logo vai sentir-se incomodado.
7- Você deve conscientizar ele da doença, e denunciar claramente as ações injustas e demoníaca dele.

Você deve fazer isso porque o assediador cria uma ilusão que ele é poderoso e que nada e ninguém poderão dete-lo, ele acredita que tudo que ele fizer vai dar resultado e com isso muitas vidas estarão em jogo.
Existem no mundo vários casos de assédio moral no casamento, na educação dos filhos, nas amizades íntimas que podem ser consideradas perigosas, pois, o assediador pode partir para agressão física e esta agressão pode levar a morte visto que, o assediador é portador de uma crueldade sem limites.

O problema da maldade no coração dos seres humanos foi a razão pela qual Deus enviou seu filho Jesus Cristo ao mundo.
Ao tornar-se um de nós, e viver entre pessoas más e sem escrúpulos, Jesus mostra que é possível ao homem e a mulher vencer os instintos malignos do coração. Esta é a nossa missão aqui na terra.

Precisamos nascer de novo da água e do Espírito.
Nascer da água é nascer normalmente do ventre de nossa mãe.
Nascer do Espírito é renunciar aos laços malignos que adquirimos desde o ventre de nossa mãe. É lançar-se totalmente nos braços de Jesus, tendo ele como Senhor e Deus de nossas vidas, e viver de acordo com o seu evangelho se convertendo a cada dia.
Saímos do ventre divino de Deus, para habitar no ventre de nossa mãe.
Saímos do ventre de nossa mãe para habitar no ventre da mãe terra.
Saímos do ventre da mãe terra para voltar ao ventre de Deus e nascer definitivamente ou morrer para a eternidade.
A mãe biológica e a mãe terra fazem parte das fazes de aprendizagem e crescimento necessário para a prova final.
Precisamos nos conscientizar disso e se empenhar para sermos melhores a cada dia e vencer os obstáculos.

O inimigo esta por ai, nos atrapalhando, apresentando muitos caminhos, muitas justificativas, muitas palavras e conceitos, causando dúvidas, espalhando as síndromes do vítivimismo, do conformismo, dos direitos humanos, da auto- piedade, da auto- suficiência e do pânico.
Autora: Fátima Trópico, (fatimatropico@hotmail.com)

Nenhum comentário: