sábado, 3 de janeiro de 2009

Ilusão mental


Mensagem de incentivo
Durante uma visita a um hospital psiquiátrico, um dos
visitantes perguntou ao diretor: 'Qual é o critério pelo qual vocês decidem quem precisa ser hospitalizado aqui?
-'Respondeu o diretor:

'Nós enchemos uma banheira com água e oferecemos ao doente uma colher, um copo e um balde e pedimos que a esvazie. De acordo com a forma que ele decida realizar a missão, nós decidimos se o hospitalizamos ou não.
- ''Entendi, disse o visitante, uma pessoa normal usaria o balde, que é maior que o copo e a colher.
''Não, respondeu o diretor, uma pessoa normal tiraria a tampa do ralo.
Moral:
*Dedicado a todos que escolheram o balde: A vida tem muito mais opções, e muitas das vezes são tão óbvias como o ralo... Só falta enxergarmos!

Vamos refletir um pouco sobre esta piadinha engraçada que de repente parece até que tem certa lógica que pode servir de direção, todavia prestando atenção poderemos notar que o diretor do hospital oferece ao doente uma colher, um copo e um balde; indiretamente deixa claro que a banheira tem que ser esvaziada por um destes componentes,e, que tirar o ralo esta fora de questão. O óbvio, portanto é o balde.

Diferente seria se, o diretor do hospital deixasse os apetrechos por ali a vista, e dissesse ao doente que ele teria que estudar e descobrir um jeito de esvaziar a banheira, talvez assim ele teria descoberto que o óbvio era tirar a tampa ...
Assim também acontece na nossa vida nos dias de hoje, somos induzidos com palavras a seguir caminhos que aparentemente parecem ser a solução certa, porque o óbvio é uma sugestão imposta que indiretamente esta a frente tampando toda e qualquer visão que o individuo possa ter.

Isto acontece com certos ditados populares, poesias, palestras, discursos, livros, doutrinas e ,principalmente através da mídia que é um meio de comunicação necessário,que deveria estar trabalhando para o bem de todos, mas, que tenta de maneira hábil induzir outros a seguirem por caminhos já traçados , cujo objetivo pode ser várias coisas que vão beneficiar a eles em particular, fazendo assim com que cidadãos, se tornem cobaias, objeto de consumo, lucro e testemunhas que farão crescer cada vez mais o mundo capitalista.

Hoje mais do que nunca é preciso mergulhar profundamente no conhecimento e discernir cuidadosamente as questões que nos são apresentadas, principalmente em relação do bem estar comum que vai decidir o futuro da família.Não podemos de maneira nenhuma jogar o que temos de mais caro que é os nossos entes queridos, no anonimato, no jogo de interesses que não trará beneficio nenhum para a nossa vida.

Ditados populares, poesias, palestras, discursos, livros, doutrinas e outras coisas mais podem mudar o pensamento e a vida de muitas pessoas para o bem, ou, para o mal; por isso antes de qualquer coisa precisamos investigar a raiz de tudo aquilo que estamos colocando dentro de nós, pois, muitos tomam veneno apenas porque alguém muito habilmente o fez acreditar que o óbvio a se tomar era o veneno.
Fátima Trópico fatimatropico@hotmail.com

Nenhum comentário: