sábado, 2 de maio de 2009

Joio e trigo


Páscoa: é a vitória do bem sobre o mal.
Joio Trigo
Joio (ou cizânia), é uma planta De talo rígido, pode crescer até 1 metro de altura, com flores na espiga e grão de cor violeta.
Usualmente crescem nas mesmas zonas produtoras de trigo e se considera uma erva daninha desse cultivo. A semelhança entre essas duas plantas é tão grande, que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como "falso trigo".

Pode ser venenosa e uma pequena quantidade de joio colhida e processada junto ao trigo podem comprometer a qualidade do produto obtido. Portanto, vem daí a famosa expressão "é preciso separar o joio do trigo", um ditado popular.

A planta, e a necessidade de separá-la do trigo são referenciadas na Bíblia no Evangelho segundo Mateus, na parábola que diz sobre as pessoas boas e as más, a mistura dos crentes entre os descrentes, mas ao final do tempo tudo será manifesto:
A diferença entre o Joio e o trigo é que só o trigo dá fruto bom, o joio não.
O talo do joio é duro, rígido, quando o vento passa, ele fica imóvel e não se dobra.
Com o trigo acontece o contrário, seu talo é maleável, quando o vento passa, ele se dobra até o chão.

Jesus quis dizer que o trigo são todas as virtudes que produziram o pão vivo que desceu do céu.
O Deus que se diminuiu, que renunciou a sua condição divina para assumir a nossa humanidade perdida pelo ódio do inimigo, e assim nos resgatar para a vida eterna pagando este resgate com seu próprio sangue derramado na cruz.

O trigo é também as virtudes que desenvolvemos e cultivamos ao longo de nossos dias como: O perdão, a humildade, a gratidão, a alegria, a fé, a bondade, a caridade, enfim o amor a Deus e ao próximo.

Fatima Trópico (fatimatropico@hotmail.com)

Nenhum comentário: