sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Campanha da Fraternidade 2009


(mateus 18,1-7 ) Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: Quem é o maior no Reino dos céus?
Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse:
Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus.
Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus.
E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe.
Mas, se alguém fizer cair em pecado um destes pequenos que crêem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço a mó de um moinho e o lançassem no fundo do mar.
Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas ai do homem que os causa!

Nesta leitura Tem um alerta e um convite. O alerta é que precisamos nos transformar em crianças para vencer os obstáculos e herdar a vida eterna.
Isto nos leva a refletir e observar a nossa realidade, que a maioria das crianças do nosso Brasil já não são tão inocentes, já perderam aquela semelhança dos anjos. Elas já não apresentam simplicidade e pureza de coração.
Há alguns anos atrás crianças eram como anjos, sem malícia vivendo na inocência e simplicidade.

Por mais ricas que fossem deixavam os brinquedos de lado e brincavam de pega, pega, de roda, de mocinho e bandido... Elas tinham um relacionamento de amizade, de carinho entre elas.
Não precisavam de um objeto para brincar e ser feliz bastava a companhia um do outro para a festa acontecer.

Quando aconteciam brigas e desavenças, se machucavam, corriam, agarravam a saia da mamãe e choravam, na certeza de um consolo, uma solução, um abraço um cuidado. E tão logo a mamãe cumprisse seu papel, a criança enxugava as lágrimas, e com um sorriso voltava a brincar como se nada tivesse acontecido. Sem magoas, sem ódios sem ressentimentos.
A figura da mãe representava a coluna forte que dava segurança.

Hoje as crianças brincam no computador, vídeo game e TV. O relacionamento das crianças umas com as outras é frio, e voltado para preocupação com bens matérias e uma afetividade direcionada para o sexo.
A figura da mãe não é mais a coluna principal, pois ela tem que trabalhar para garantir o sustento do lar. Ela não pode oferecer o colo para a criança na hora que a dor esta acontecendo. Para compensar a sua ausência ela oferece o computador, o vídeo game a TV, a roupa de marca, porque ela já esta inserida no pensamento de que hoje se vale pelo que se tem e não pelo que se é.

E é isto que esta causando problemas sérios na sociedade como: Crimes, drogas, prostituição e tantas outras violências. Este é o alerta de Jesus nesta palavra e o alerta da igreja na Campanha da fraternidade 2009.
E o convite que ele faz é que precisamos ter uma consciência clara a respeito do mundo em que vivemos, buscando entendimento e discernimento entre o amor e o sentimentalismo, entre esperteza e sabedoria, entre o bem e o mal.

É Jesus que nos convida a colaborar junto com ele na reconstrução do mundo.
A sociedade ameaçadora e cheia de conflitos de hoje foi construída por nós e por nossos antepassados, ela esta cheia de males, falhas e precisa ser reconstruída.
Quando olhamos para as nossas crianças o que vemos?... –Vemos crianças e adolescentes abandonados, sem paz, sem segurança, sem esperança, violentados pela pedofilia, maus tratos, trabalho escravo, ignorância, fome e doenças.

Com isso podemos concluir que a sociedade vai de mal a pior, e nós não devemos fugir da verdade e fingir que esta tudo bem.
Isto significa que os pais, irmãos, parentes, religiosos, mestres, governantes e comunicadores estão afrouxando, não estão fazendo a sua parte, não estão dando o melhor de si para o bem comum.


Não envelheça correndo atrás de bens matérias, da ilusão, do sucesso, criando muros no quadrado que você pensa que é seu, mas, que vai passar como tudo que não é eterno passa.
Creia que só o amor de Deus registrado na sua palavra é que permanecerá.

A Campanha da Fraternidade pede segurança, e Jesus pede para que cada um de nós reflita a respeito do tipo de segurança que estamos exigindo.
Será que queremos mais soldados armados porque estão puxando a nossa bolsa, o nosso cordão, estão levando nosso carro e o nosso cartão de crédito?????
Jesus pode querer saber onde é mesmo a indústria que esta fabricando marginais, assassinos, ladrões, drogados e gente corrupta.
Quem são os donos destas indústrias??????
E então Pai e mãe de família o que você vai responder???? –E você religioso, mestre, governante????? – E os comunicadores, a mídia... Sim, é bom pensar antes de pedir.

De Fátima Trópico fatimatropico@hotmail.com

Nenhum comentário: